CURRÍCULO ARTÍSTICO



Aos meus dez anos minha professora de educação artística solicitou um desenho e decidi retratar meu pai, que posou por duas horas para que eu pudesse desenhá-lo. Surgia meu primeiro retrato com grafite. Inesperadamente, o desenho ficou muito parecido ao rosto dele e ao entrega-lo levei um zero porque a professora argumentou que só valeria algo feito por mim. Após provar que fui eu, ela recomendou um curso de desenho e fiz muitos retratos de artistas para a classe inteira colar em suas pastas. Assim, casualmente descobri minha paixão e aptidão para o desenho. Desde então, sempre que estou feliz comemoro desenhando e se estou triste mergulho no desenho para expressar meus sentimentos. Tornou-se minha mais forte forma de expressão.

Desenvolvo paralelamente uma profissão na área de exatas e consigo claramente perceber a diferença de comportamento entre aqueles que têm alguma habilidade artística na condução de sua carreira, seja ela qual for. Como já descrevi, acredito que todos têm um dom a despertar e gostaria muito de ver despertado este dom nas pessoas. Um dom artístico quando desperto, traz sensibilidade às nossas vidas.

            Enquanto morei em Campinas, tive problemas de saúde que me levariam a infertilidade e aproveitei para fazer um curso de desenho com  a artista plástica SILVIA MATTOS de Campinas-SP. Logo em seguida, decidi interromper temporariamente a pós-graduação, me afastando do laboratório químico, no entanto dei continuidade a minha carreira de professora quando concursei e tive a oportunidade de trabalhar com ensino e pesquisa na UFS (UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE) em Aracaju-SE.  Depois de lutar pela maternidade, finalmente veio minha primeira gravidez quando morava nos EUA, longe do meu país, mas feliz por realizar este sonho, desenhei muito e expus na UNM – New México, tendo meu trabalho divulgado na imprensa local. Depois da minha conturbada separação, inicialmente litigiosa a meu pedido, me dediquei ao desenho mais uma vez e tive o prazer de dar aulas para a OFICINA CULTURAL SERGIO BUARQUE DE HOLANDA, onde também expus meus trabalhos. Em 2010 ministrei curso de Desenho para a Associação dos Amigos e Moradores de Guapimirim. Já em Teresópolis, por breve passagem, mostrei meu trabalho no ESPAÇO MULHER, onde buscando apoio da SECRETARIA DOS DIREITOS DA MULHER, participei ativamente deste espaço nos fins de semana, desenhando em público uma série de POSTAIS DE TERESÓPOLIS. Agora morando na cidade do Rio de Janeiro pretendo expressar meu momento nesta cidade Maravilhosa co uma exposição em breve.

DÉCADAS DE PRÁTICA E CONVÍVIO COM A ARTE...




Currículo artístico

Maria Nascimento
Curriculum

Dados Pessoais

Nome: Maria da Paz Ferreira do Nascimento
Data de Nascimento: 25 de Outubro de1968.
dapazferreira2009@gmail.com
Whatsapp +55 (21) 991399386

Biografia


Aos dez anos de idade a professora de educação artística solicitou um desenho e como atividade a artista escolheu desenho de modelo vivo retratanto o pai. Este por sua vez, posou por duas horas para que pudesse ser produzido o retrato com grafite. Surgia seu primeiro desenho da figura humana. Inesperadamente, o desenho ficou muito parecido ao rosto dele e ao entrega-lo não obteve inicialmente a receptividade esperada e uma nota zero lhe foi atribuída. A professora argumentou que só valeria como atividade pontuada algo feito pelo próprio aluno. Após provar que sua autoria foi então motivada à realizar cursos de desenho passou a fazer muitos retratos de artistas para colegas de classe. Assim, casualmente descobriu sua habilidade e o desenho tornou-se uma paixão. Desde então, sempre que está feliz comemora desenhando e se está triste mergulha no desenho para expressar seus sentimentos. Tornou-se sua mais forte forma de expressão.

Desenvolve paralelamente atividades nas áreas de Exatas e do Direito e sugere claramente que é perceptível o valor agregado de algum tipo de habilidade artística na condução de uma carreira multidisciplinar, seja ela qual for. Um dom artístico quando desperto, traz sensibilidade às nossas vidas.  A arte está em tudo e em sua busca tem retratado seu universo que envolve a química, o mar e as embarcações, e todas as experiências significativas que  fazem parte de seu cotidiano.

Amadureceu sua visão artística conhecendo cenários privilegiados, como a Ilha das Cobras no Rio de Janeiro, a vida pacata de sua infância na Cidade de Natal com suas belezas, As cidades universitárias de São Carlos e Barão Geraldo, a cultura intensa de Recife e o deserto dos EUA, na convivência em Los Alamos e Santa Fé no Estado bilíngue do Novo México. Foram lugares marcantes que se tornaram uma impressão digital de sua arte.

            Redirecionou sua carreira acadêmica em 1996 deixando o Doutorado na UNICAMP para realizar um tratamento de fertilidade em Aracaju-SE. Antes de sair da cidade de Campinas, realizou em Barão Geraldo um curso de desenho com  a conhecida  Artista plástica SILVIA MATTOS de Campinas-SP. Este foi um divisor de águas em sua carreira como desenhista, pois foi neste momento devidamente apresentada ao carvão  e esta técnica tornou-se parceira sólida e constante ao longo destes anos. Durante sua primeira gravidez nos EUA, longe de seu país, mas feliz por conseguir a maternidade, passou a criar com frequência e chegou a expor como convidada na Mostra dos formandos de Artes da University of New Mexico (UNM) em Los Alamos-NM. Teve seu trabalho divulgado na imprensa local através do “The Monitor”.

Em 2007, devido a uma conturbada separação litigiosa a pedido da artista, passou novamente a dedicar-se ao desenho. Conheceu a OFICINA CULTURAL SERGIO BUARQUE DE HOLANDA, onde apresentou o Projeto de Desenho da Figura Humana e ministrou o Curso de Desenho com Carvão que gerou as obras da Exposição “ALMA EM CARVÃO”.

Em 2010 migrou para o Estado do Rio de Janeiro onde ministrou curso de Desenho para a Associação dos Amigos e Moradores de Guapimirim-RJ. Como assistida da Secretaria dos Direitos da Mulher frequentava o ESPAÇO MULHER da Praça Santa Teresa em Teresópolis, onde executava trabalhos em carvão com o tema “Postais de Teresópolis”.  Neste espaço desenhava ao ar livre nos fins de semana. Com as constantes idas à cidade decidiu mudar para Teresópolis em 24 de Dezembro de 2010, porém algo aconteceu que viria a trazer muita angústia e desespero, porém também uma transformação positiva e inesquecível em vida. Com pouco menos de um mês na cidade houve a tragédia que atingiu o bairro da Posse, onde morava. As vésperas da tragédia, iria transferir seu carro para uma oficina de Teresópolis, pois estava em Guapimirim, porém felizmente o guincho não apareceu. Para resolver  a a transferência do carro dormiu em casa de uma amiga. No dia seguinte toda a área que morava foi atingida e estava devastada, apesar do imóvel não ter sofrido abalo estrutural, ainda que sem acesso. Logo após resolve mudar para a Cidade do Rio de Janeiro, o que transformou minha vida.

Chegando à Cidade do Rio de Janeiro concursou para cinco organizações. Já estudando Direito como estagiária do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), opção inicialmente apenas devido às litigâncias constantes herdadas de um divórcio e as lides que brotavam de minha desistência em morar na casa da Posse, foi convocada pela Empresa Naval para Trabalhar no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro.  Iniciava-se ali uma nova fase artística.

A tranquilidade de trabalhar no Arsenal lhe trouxe uma nova visão e pôde finalmente ver toda a beleza da cidade do Rio de Janeiro, onde ao adentrar no AMRJ decidiu que iria expressar toda a sua paixão pela Marinha através daquele majestoso lugar. E assim foi, pois das primeiras horas do dia 16 de Setembro de 2013 até 03 de Março de 2017 quando pediu saída da EMGEPRON para me dedicar-se à carreira Acadêmica e Artística, foi só o começo de uma longa e agora eternizada trajetória trabalhando em Arte e Cultura como amante de tudo que envolve o mar.

O ápice deste desfecho foi a conquista da Medalha “Amigo da Marinha”. Este reconhecimento é fruto de muito trabalho e dedicação, os prêmios e honras oriundos de eventos como artigos publicados e a ilustração da Capa da Revista PAGMAR 2017, representa o reconhecimento da Exposição Itinerante “ILHA DAS COBRAS: Uma Joia do Patrimônio Histórico e Artístico no Coração do Rio de Janeiro”.  Este trabalho foi concebido a partir do instante em que se deparou com as construções e embarcações fantásticas e grandiosas vislumbrando representa-las em carvão, um estilo rústico que em muito se identifica com a História arquitetônica de mais de 250 anos de AMRJ. Fez-se história com a primeira exposição de artes dentro da Escola Técnica do Arsenal de Marinha(ETAM) com uma série de desenhos que representam uma visita pelas ruas do Arsenal, da Ilha das Cobras e do Complexo Naval.


A artista sempre fez a curadoria de suas exposições, porém por alguns meses de 2017 resolveu delegar a curadoria a outro profissional, contudo por problemas diversos, reassumiu esta tarefa e fez a incrível descoberta de que esta parte do evento era um prazer a mais. Assim na Etapa itinerante do Estado de São Paulo recebeu e aceitou convites de Curadoria e Marchand.

No segundo semestre de 2017 passou a representar artistas dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Um destes Artistas é o curador e estudante de Arquitetura Rafael Zafalon, um já conhecido nome das Artes em São Carlos-SP e de uma precoce, mas expressiva carreira como artista e escritor. Atua hoje como representante do Ateliê Rafael Zafalon. Outro artista representado pela curadora é o Fotógrafo e Pesquisador de Biologia da UNICAMP, Andre Rangel que retrata suas viagens de campo ao redor do país nos brindando com fotografias fantásticas do universo de biodiversidade ecológica de nosso país sendo apresentado com a Exposição “SALVE!SALVE PÁTRIA AMADA! Em 2018. Ambos trazem uma mistura de Arte e Ciência em suas obras, algo que particularmente me fascina.

Para chegar até aqui houve uma trajetória longa de estudos sobre arte e curadoria como autodidata e através da Artista Silvia Matos e Oficina Cultural de São Paulo, ambos no Estado de São Paulo, bem como ao longo de muitas viagens visitação de museus e espaços culturais em vários Estados onde passei e muitas vezes fixei residência por alguns anos. Entre estes Estados estão importantes Centros de Arte e Cultura como Rio de Janeiro, São Paulo, Novo México-USA entre tantos outros.


Formação Acadêmica

1. M.Sc. em Ciências Farmacêuticas: Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Recife, PE, Brasil.
Data da colação de Grau: 11 de Dezembro de 1995.

2. B.Sc. em Química: Departamento de Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, Natal, Brasil.
Data da colação de Grau: Dezembro de 1991.

Formação Artística

  1. Curso de Desenho – 20 horas - ministrado pela Professora, Artista Plástica e Pesquisadora em Arte Silvia Mattos (responsável pelos painéis artísticos da Biblioteca da UNICAMP) - 1996– Campinas – SP.

  1. Curso de óleo sobre tela – 40 – ministrado pela professora e artista plástica Mara Toledo – Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda – 2008 - São Carlos - SP.

  1. Curso de Violão Clássico – ministrado pelo Professor Edson de Chico – Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda – 2008 – São Carlos - SP



Atividades de Ensino como arte educadora

1. Título: DESENHO DA FIGURA HUMANA
Local: Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda -SP
Classificação: Curso Formação da área de Artes
Data: Outubro-Dezembro de 2008
Carga horária: 40 horas

2. Título: DESENHO COM CARVÃO
Local: Associação dos Amigos e Moradores de Guapimirim - RJ
Classificação: Curso Formação da área de Artes
Data: Outubro-Dezembro de 2009
Carga horária: 40 horas




Experiência Profissional 

1
ARTE-EDUCADORA.
2
ARTISTA E ILUSTRADORA

3
CURADORA
4
MARCHAND




Produção artística/cultural

1
NASCIMENTO, M. P. F. Exposição Coletiva dos Estudantes de Artes da University of  New Mexico (03 obras expostas) – New México – Estados Unidos da América. 2002. Divulgada no The Monitor, Jornal local. (Obra de artes visuais/Desenho com carvão).

2
NASCIMENTO, M. P. F. Exposição Individual de Desenho "Alma em Carvão". Oficina Cultural Sergio Buarque de Holanda – São Carlos - SP. 2008. (Obra de artes visuais/Desenho com carvão).

3
NASCIMENTO, M. P. F. Exposição Individual de Desenho com Carvão. Restaurante Chez Marcel de culinária francesa– São Carlos – SP. 2008. (Obra de artes visuais/Desenho com carvão).

4
NASCIMENTO, M. P. F. Exposição ao ar livre de Desenho com Carvão "Postais de Teresópolis". Feira de Artesanato do “ESPAÇO MULHER” coordenado pela Secretaria dos Direitos da Mulher– Teresópolis – SP. 2010. (Obra de artes visuais/Desenho com carvão).

5
NASCIMENTO, M. P. F. Exposição Individual Itinerante “ILHA DAS COBRAS: Uma Joia do Patrimônio Histórico e Artístico no Coração do Rio de Janeiro”. Rio de Janeiro, Niterói, São Carlos e São Paulo. 2017. (Obra de artes visuais/Desenho com carvão).

NASCIMENTO, M. P. F. Ilustração da Capa da Revista PAGMAR 2017. Rio de Janeiro. 2017. (Obra de artes visuais/Desenho com carvão).

NASCIMENTO, M. P. F. Ilustração do livro "Re Existir" da Secretaria de Políticas Públicas - Natal - RN. 2019. (Obra de artes visuais/Desenho com carvão).











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BIOGRAFIA

IV WORKSHOP DO TRIBUNAL MARÍTIMO